Dias
Sexta-feira - 20:00 - igreja da Comunidade Cristo Redentor - Bairro República

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Oração, Disciplina e Sobriedade

Durante o período que atuei em Vitória, fiz algumas visitas a algumas comunidades terapêuticas. Todas elas eram ligadas a alguma religião (católica ou evangélica) e, consequentemente tem por base a Fé em Deus. Muitas dessas comunidades viviam de doações e suas instalações ofereciam o mínimo de conforto e dignidade aos dependentes em recuperação.
Acompanhei muitos casos de recuperação, e sempre me perguntava como era esse Milagre. Conversava com os internos, voluntários e funcionários dessas comunidades. Dessas conversas percebi que tinha sim a condição necessária e obrigatória da vontade do interno em deixar o vício. Também percebi que a Fé, a entrega ao DISCIPULADO do Nosso Senhor Jesus Cristo é a coluna de sustentação para a recuperação.
Desse discipulado é que vem todas as armas para vencer o vício. Dessas armas, destaco neste post a DISCIPLINA. Sim, ela é fundamental. A disciplina em pequenas atitudes como a obediência a horários para cada atividade, o que inclui o lazer. Nessas comunidades é notório a exigência para o cumprimento de horários, e atividades em uma ordem pré-determinada, e entendi que uma das primeiras características que um dependente perde é a disciplina. E o que a disciplina tem haver com sobriedade? Sempre associei Sobriedade com Equilibrio. Tudo aquilo que nos tira do equilíbrio, nos tira da sobriedade, e para ter equilíbrio é preciso disciplina na vida.
Neste ponto volto ao texto que transcrevi que foi dito pelo Papa Bento XVI a respeito da oração. Acho interessante, como ele abordou e explicou tão bem e em tão poucas palavras a relação entre a oração e a disciplina. O comprometimento em ter os horários para essa conversa com Jesus, e como cumprir esses horários, e organizar o nosso tempo auxilia na educação e disciplina das pessoas, o que o Papa chama de compromisso social.
Ainda ontem ouvia um padre a falar dessa necessidade de disciplina para cada atividade na vida, o que inclui a oração. Ele dizia a mim e a outros presentes, devido a preparação para o Ano da Fé que inicia em outubro: Force-se a não somente a rezar, mas a cumprir um horário determinado. Crie um pequeno domingo todo dia através da oração.
Embora o padre e o Papa tenham afirmado o caráter disciplinar da oração, foi nas comunidades terapeuticas que percebi primeiramente essa relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário