Dias
Sexta-feira - 20:00 - igreja da Comunidade Cristo Redentor - Bairro República

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

9. Passo - Orar e Vigiar

Esta semana vivenciamos o Passo Orar e Vigiar, com a seguinte leitura: Isaias 55, 6-11

6.Procurai o SENHOR enquanto é possível encontrá-lo chamai por ele, agora que está perto.7.Que o malvado abandone o mau caminho, que o perverso mude seus planos, cada um se volte para o SENHOR, que vai ter compaixão, retorne para o nosso Deus, imenso no perdoar.8.Pois os meu pensamento não são os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são os meus — oráculo do SENHOR.9.Pois tanto quanto o céu acima da terra, assim estão os meus caminhos acima dos vossos e meus pensamentos distantes dos vossos.10.E como a chuva e a neve que caem do céu para lá não voltam sem antes molhar a terra e fazê-la germinar e brotar, a fim de produzir semente para quem planta e alimento para quem come,11.assim também acontece com a minha palavra: Ela sai da minha boca e para mim não volta sem produzir seu resultado, sem fazer aquilo que planejei, sem cumprir com sucesso a sua missão.

Quando leio um trecho da Palavra de Deus, fico a refletir sobre ela e, como diria, meu amigo Dauri Batisti, retiro uma jóia, uma preciosidade dela, a qual descrevo para voces:

Seguindo o programa de Vida Nova, esse passo é composto por DUAS AÇÕES (Orar E Vigiar), ao invés de uma ação como os demais passos. Essas duas ações formam a receita básica para manter a Sobriedade. Certa vez, exatamente neste passo, refletia que muitas vezes nos apegamos a uma dessas duas ações ou mesmo em nenhuma. Somente uma das duas ações não é suficiente.

 A oração é a conversa íntima com o Senhor, a ação de estreitar os laços de amizade e intimidade com Ele. Nela entregamos nossas angústias, fraquezas, as alegrias, frustrações, tudo o que somos a Deus. Pedimos nela, que o Senhor seja a nossa força, nos dê suporte quando estivermos a desfalecer, enfim que Ele venha em nosso socorro quando já não aguentarmos mais a batalha.

Se na oração pedimos e o Senhor vem em nosso auxílio, também temos de fazer a segunda ação, o vigiar. Reparem que no versículo 8 Isaías é bastante enfático que os nossos caminhos não são o do Senhor. É preciso mudar de direção, de traçar o caminho de Deus. Ou seja inserirmos Deus na nossa vida, que será através da leitura meditada e adotat a Palavra de Deusa diariamente, praticar essa Palavra, através dos Sacramentos, de tantos tesouros que Cristo dos proporciona através da Igreja, como a Mãe Dele. E mudar o nosso caminho para o de Jesus não é fácil. Irá requerer disciplina, determinação e sacrifício, MUITO sacrifício.

Numa reflexão me foi inspirado que muitas vezes não obtemos a Graça da Sobriedadea porque não queremos fazer os sacrifícios diários. Pois aquilo que nos tira do equilíbrio, da sobriedade é MUITO prazeroso, sem´dúvida alguma muito prazeroso. Pergunte a qualquer dependente químico ou compulsivo. TODOS eles vão lhes descrever sensações de prazer do pecado. Escrevo sem medo de estar errado. Esses sacrfícios são como cortar a preópria carne, e aí vem o papel de da oração, para que Jesus venha em nosso socorro. Pois quando não tivermos mais força, Ele será a nossa força.

Acha que seu caso não tem jeito? Que chegou ao fundo do poço, de onde ninguém poderá tirá-lo? Meu irmão, minha irmã, o Evangelho significa BOA NOVA. Não existe caso perdido. Olhe para o versículo 7 da leitura de Isaías! Deus perdoa a tudo, riquíssimo em Misericórdia! Nada está perdido!!! Queira a Sobriedade, queira o sacrifício e ore pelo socorro de Deus. Ele não vai te deixar caído!! Olhe os versículos 10 e 11!! É Palavra de Esperança!!! Você pode ser uma semente machucada, maltratada, mas Cristo tem muito a fazer em você!!! Assim é o desejo dele!!!

Basta você querer? Não! Você possivelmente terá de arrombar a porta, as fechaduras e os grilhões que prendem seu coração, sua alma. No entanto, as armas estão aí: oração, a Palavra, os Sacramentos e nós da Pastoral da Sobriedade.

É meu deserjo e o de Deus com certeza, que você seja motivado por essa palavra, por essa reflexão para sair do marasmo e do desânimo e busque o Tesouro dos Céus.

Forte Abraço na Sobriedade!!

Wilian - Agente

Nenhum comentário:

Postar um comentário